domingo, 7 de março de 2010

Rebeldia em Crescimento















Salvador,28 de Junho de 1945.

Excelentíssimo Deputado Estadual Romeu Tuma,

Diante das várias discussões ocorridas a respeito da mudança da maioridade penal e ciente de sua opinião junto a isso, sinto-me na obrigação de escrevê-lo. Reduzir a maioridade penal e não abrir os olhos para a educação é dar murros em pontas de cacos de vidro, já que os chamados Centros de Recuperação, de recuperação nada têm.

É inaceitável que a medida trate apenas dos efeitos, sem se importar com as reais causas da participação dos adolescentes nos crimes, como o desemprego, a desagregação familiar e a falta de acesso à educação.

As penitenciarias ou Centros de Recuperação são experiências terríveis, se tornando um refúgio amargurado pela marginalidade, pois o mecanismo instituído para esses jovens nada são eficazes, pelo contrário, só agrava sua rebeldia e seu ódio do mundo.

Vossa Excelência, penso que acima de tudo, devemos combater as causas da deliquencia e não atuar primeiramente no campo da punição. Cuidar das nossas crianças modificando o método para recuperação e investir na educação para todos, principalmente aos menos afortunados.

Atenciosamente,

Marciele Nietzsche Lennon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário