terça-feira, 6 de julho de 2010

Os Limites Da Imprensa – Abuso Intelectual

A máscara que a imprensa costuma vestir precisa ser retirada. Há toda uma estratégia manipuladora passando por nossos olhos, através da incansável corrida pela concorrência. Os verbos imperativos definem bem o significado da mídia. A violência é mostrada em plena luz do dia sob pretexto de Ibope, o que não deixa de ser mentira. Vidas de pessoas são destruídas por programas que não sabem o que é “ética”, com isso o país perde crescentemente os valores básicos humanos. Até quando esse verme manipulará nossas mentes?

Vítimas com olhos arregalados, boca aberta, furos no corpo, coração e intestino expostos. Por incrível que pareça, são essas as notícias "mais interessantes", são manchetes negativistas e ruins que dão Ibope. Ainda há os que dizem ser engraçado ver um corpo todo destruído pela pura atitude egoísta natural do homem. Logo se vai o respeito à vida, o convívio civilizado. O que era pra ser inadaptável torna-se normal.

Noticias incertas vão ao ar, personagens que nada são reais se apresentam cheio de histórias falsas, o esporte? ah, esse é muito distorcido... E o microfone: a arma que destrói a credibilidade de muitos. Ligamos o aparelho e não demora muito para ouvirmos: compre já, use, agora, logo. Resumindo, é uma falsa rede de telecomunicações que nos transforma em consumistas ao extremo. Deixemo-nos influenciar por pensamentos de um pequeno grupo preocupado apenas no saldo bancário, ao invés de estarmos lendo um livro ou fazendo uma pesquisa, informações vazias passam despercebidas.

Porém alguns canais educativos como a TV Brasil, a TV Escola e a TV Senado transmitem conhecimento de outra forma, com outros capítulos, são programas culturais que nos colocam em um ambiente de estudo e que nos fazem pensar o mundo real, nos tornando mais críticos diante da realidade que vivemos. Por isso, deve-se acreditar na capacidade do ser humano de expandir a sabedoria, pelo qual poderíamos começar por um novo aparelho. Que tal você?

Um comentário: